sábado, abril 21, 2007

"They Live By Night"

É num carro a alta velocidade no meio do campo que entramos no universo de "They Live by Night". Adaptado do romance de Edward Anderson, "Thieves Like Us", este primeiro filme de Niholas Ray pode-se considerar como uma entrada suave e sentimental no cânone do noir clássico. No entanto, chega a ser interessante, senão contraditório quanto à forma de filme noir.
Na verdade, as convenções estilísticas estão presentes no contraste luz/sombra, planos fechados ou apertados sugerindo uma certa asfixia, um beco sem saída, nos lugares em atmoferas nocturnas. Contudo, o filme é igualmente caracterizado por elementos não-noir.
Enquanto que outros filmes noir têm como espaço primordial a cidade, aqui encontramos um ambiente rural - a quinta, casa na montanha, as estradas em pleno campo. Ainda assim, observamos um simpático retrato dos dois amantes fora da lei. Porque se a narrativa é estruturada em torno dos três foragidos, o filme acaba por desenvolver de forma coerente o romance entre Keechie e Bowie.
De facto, os casais típicos do noir usam a sua carga sexual para se servirem um do outro (ex: "Double Indemnity"), porém o companheirismo de Keechie e Bowie é terno, cheio de um idealismo romântico frequentemente associado ao melodrama.
Enqunto os protagonistas do noir são vividos, cínicos, Bowie não sabe como falar com uma mulher, apenas quer agarrar a mão de um rapariga no cinema. Apesar se sofrer uma mudança ao longo do filme, Keechie não é sofisticada, nem independente, não é a femme fatale, pelo contrário, é a mulher redentora, é a mulher simples e solitária - a mesma que encontramos em "Out of the Past" - ela não é como as outras raparigas ("I'm not like other girls"), as raparigas do noir.
É a ingenuidade e o desejo de uma vida "normal" que os distancia do casal típico do noir, aproximando-os já de casais presentes nos filmes que se seguiriam.
"They Live By Night" pode ser então considerado um romantic noir, mas também um roadmovie, onde o carro tem um papel fundamental não só como objecto no espaço, mas também com uma poderosa divisão de planos. Na verdade, é o interior do carro que atenua os interiores dominados por restritas delineações de portas, janelas, luz e sombra. O assalto ao banco, de dia, é quase inteiramente filmado pela perspectiva de Bowie na janela do carro.
É desta forma que "They Live By Night"nos remete para filmes ainda do noir, mas também para filmes posteriores, como "Bonnie and Clyde", sugerindo uma mudança, os primeiros passos de um novo cinema que estava para vir.

Anaísa Rato